Início > Artigos > Cristãos Bipolares

Cristãos Bipolares


(Google Imagens)

Depois de passar por tantos altos e baixos em minha vida espiritual, decidi fazer uma auto-avaliação do meu comportamento, de forma que eu pudesse detectar alguma falha, algum distúrbio, ou mesmo doença psicoteológica.

Então me dei conta de que estava apresentando todas as características de um “cristão bipolar”. Claro, procurei o melhor profissional da área, o Dr. Jesus, que é o Médico por excelência.

Ele me disse que passaria alguns medicamentos e que desde a primeira dose eu já iria sentir diversos efeitos colaterais, mas nada que prejudicasse meu comportamento social; pelo contrário, logo eu perceberia que estaria atraindo mais pessoas para o meu convívio e que, muitos daqueles que me olhavam desconfiados pensando que a qualquer momento eu pudesse surtar, iriam sentir maior segurança em formar vínculos de amizade comigo. Aceitei o desafio e comecei a fazer o tratamento. Hoje praticamente curada, começo a lembrar tudo o que passei. Foram as piores dores da minha vida, pois não eram dores físicas que pudessem ser curadas com qualquer analgésico; eram dores na alma, mas tanto que valeu a pena, que quero compartilhar como foi o tratamento:

Os remédios….

Ao levantar, uma dose de agradecimento por mais um dia de vida! Ao chegar ao trabalho, uma dose de Paz e de hora em hora, uma cápsula de paciência e humanidade. Ao retornar para casa, uma grande dose de amor e antes de dormir duas doses de consciência tranquila.

Os sintomas colaterais….

Dores emocionais, tipo “pressão psicológica”, “tortura chinesa”, “perseguição invisível”, traições, isolamento socio-afetivo, incompreensões, acusações, calúnias, falsos julgamentos, descrédito, etc.

O tratamento….

Em todas as intercorrências, era só chamar o Dr. Jesus, que Ele estava ao meu lado para me orientar, me consolar, para ouvir meus desabafos e aliviar minhas dores, injetando doses de bálsamo de Gileade.

A manutenção….

O Dr. Jesus me alertou, que cura total só terei quando estiver com um corpo glorioso como Ele mesmo possui desde que ressuscitou e retornou aos céus. Assim sendo, entendi que a melhor forma de fazer manutenção constante e segura pós tratamento, é ler diariamente a Bíblia Sagrada e conversar diariamente com meu terapeuta (o mesmo Dr. Jesus)…. e, pasmem, Ele se disponibiliza 24 horas por dia, 7 dias por semana, para todos os que procurarem por Ele. a mente dEle é tão especial, que nunca sobrecarrega e nem entra em parafuso; por maior que sejam os problemas que nos envolvemos nesta vida… creia!! Ele tem a solução!

O pagamento….

Ele nem quis entrar nesse particular, pois apenas me fez lembrar que tudo já foi pago na cruz do Calvário, quando Ele derramou seu sangue para perdoar nossos pecados, Ele também levou sobre si, todas as nossas dores e enfermidades, tanto do corpo, como da alma e também do nosso espírito.

Minha experiência….

Para qualquer tipo de enfermidade, com toda certeza eu RECOMENDO!!!!Pode procurar o Dr. Jesus Cristo!!! Ele é a solução!!!

Resultado dos Meus Exames

 

OBS: Este texto não é um “tratado” sobre a doença “Bipolar” (Transtorno Afetivo do Humor).

Apenas fiz uma comparação do comportamento de quem enfrenta essa doença física, com os cristãos que têm esse tipo de comportamento dentro da Igreja,  e, no sentido espiritual.

Como recebi alguns comentários demonstrando uma certa frustração a respeito, deixo como sugestão o Link:

Minha Vida

que tem informações muito importantes a respeito dessa doença, e você poderá sanar todas as dúvidas a respeito e orientar pessoas que verdadeiramente necessitam de acompanhamento médico.

 
Sonia Valerio da Costa
06/06/2010
Anúncios
  1. Rosiane Maria da Silva
    15/09/2012 às 23:16

    sou bipolar e desejo ser curada…..mas nao consigo crer mais….ajudem-me nao quero morrer nem ficar oscilando em crises.

  2. 25/04/2011 às 12:30

    Olá pessoal , sou evangélica,bastante ativa em minha igreja, sou bipolar,casada com dois filhos, uma vida mais ou menos normal, desde que aceitei o diagnóstico e o tratamento da bipolaridade!
    Por favor vão passear lá no meu cantinho, tenho alguns testemunhos lá de como lido com minha bipolaridade!
    Não sou poeta, mas fiz um protesto e um carinho para nós os bipolares:

    Somos chamados de depressivos mas não somos, ela que é !
    Somos chamados de inconstantes, mas não somos, ela que é !
    Somos chamados de loucamente alegres, doidos euforicos,mas não somos, ela que é !
    Somos chamados de suicidas, mas não somos, ela que é !
    Somos chamados de hiperativos,mas não somos, ela que é !
    Somos chamados de ansiosos,mas não somos, ela que é !
    Sabe quem é ela? Ela é a “Madame transtorno bipolar”
    Que não é o que somos, é apenas uma caracteristica que carregamos!
    Mas não a nossa essência, não tudo que somos!
    E podemos viver muito melhor aceitando o tratamento!

    Quero te dizer, mesmo que você se sinta rejeitado(a) por muitos
    Mesmo que você não se sinta compreendido e amado
    Nunca, jamais se esqueça : Deus jamais te rejeitara
    E mais, Ele te aceita e te ama exatamente assim como você é!!

    http://www.paraabencoarsuavida.blogspot.com

    Marly

  3. jaqueline
    18/01/2011 às 11:19

    Amados irmãos em Cristo. Podem acreditar existe cura para bipolaridade sim. eu fui bipolar por mais de 20 anos em minha vida, mas eu sabia do enorme conflito que é ser cristão bipolar, eu pedia oração pelos meus neuronios, tomava os remédios, mas eu sabia que ser cristão é o oposto do que a bipolaridade obriga você ser. Um dia fiz um voto, Senhor vou ler cada versiculo da tua palavra, e eles serão o meu remédio, li a Biblia em 05 meses, foi uma experiencia assombrosa; fui curada ao colocar a Biblia como unica fonte de regra para minha vida, e com muita oração. Tudo foi modificando e percebi que chegava mais perto da normalidade cada dia. Faz um ano, que não tomo remédio, minha médica ficou espantadissima, quer que eu divulgue esse milagre, que é visto e percebido por todos. Sou curada.
    Testemunho para honra e gloria de Jesus. Só ele pode curar a todos vocês. Leiam a Palavra. Obedeçam a Palavra. Aleluia.

    • Sonia Costa
      20/01/2011 às 20:30

      Que bênção Jaqueline!!!!
      Estou publicando com muita alegria este seu comentário (juntei os dois num só), que é um testemunho verídico para honra e glória de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
      Ler a Bíblia e orar, são as melhores atitudes que o ser humano poderia tomar; a questão é que somos falhos e só nos valemos dessas simples atitudes, apenas quando estamos em dificuldades ou a situação se torna insustentável e impossível de ser resolvida aos nossos olhos.
      Mas Deus por sua grande misericordia, não considera nossas fraquezas; Ele está sempre de braços abertos para nos receber quando O procuramos.
      A Ele toda Glória, Honra e Louvor para todo o sempre!
      Um grande abraço!
      Sonia Costa

    • Juliana
      28/01/2013 às 14:02

      Jaqueline, meu nome é Juliana falo de Santos. Eu tenho este “problema” gostaria que vc enviasse para meu e-mail como vc esta e o processo da cura. Pq qro e
      vou ser curada!

  4. Andrea Paiva
    10/09/2010 às 8:06

    Ola cara irma em Cristo, e com muito desespero q escrevo, pois tenho essa doenca desde o resgauardo quebrado da minha filha, e claro, q desde crianca ja apresentava certos episodios de melancolia, sensacao de fim, vazio e tristeza. Quando acordo, sinto uma dor forte no peito, uma tristeza profunda, uma angustia…Sensacoes inesplicaveis, mas do inferno. E nao cuido mais dos meus filhos, marido, minha casa esta de cabeca p baixo. Tenho medo ate de colocar uma roupa na maquina de lavar…

    • Sonia Costa
      10/09/2010 às 19:15

      Olá amada! Fiquei deveras emocionada com seu comentário que, na verdade foi mesmo um depoimento. Agradeço sua confiança de relatar tantos detalhes de sua vida e, foi em nome dessa mesma confiança em mim depositada, que achei por bem não publicar todas as palavras que, provavelmente você deve ter escrito num total desepero.
      Estarei orando para que Deus te dê uma direção a quem buscar ajuda efetiva aqui na terra.
      De minha parte procure contato com profissionais da área, que você poderá acessar em http://bipolarbrasil.blogspot.com/
      Para complementar o tratamento, seria importante que você tivesse também um acompanhamento psicológico e espiritual. Você tem uma ótima formação profissional! Valorize-se e creia na sua recuperação, pois Deus, com certeza, quer o melhor para você.
      Abraços.
      Sonia Costa

  5. yara gomes
    04/09/2010 às 5:55

    Estou maravilhada pois eu tenho bipolaridade; sofro com este problema, mas creio que em nome de Jesus ficarei curada. É dificil porque nem todos entendem porque a pessoa muda, se cala… mas é verdade o Dr. Jesus está pronto a ajudar. Deus é fiel!

    • Sonia Costa
      04/09/2010 às 10:25

      Olá Yara, agradeço sua visita e comentário sobre esse texto que escrevi. Fico feliz com sua postura e coragem de tornar público seu problema psico-social. Creio que esse é o primeiro passo para sua cura… conscientizar-se de que tem um problema e que precisa de uma intervenção divina. Busque intimidade com o nosso Criador e também ajuda médica. Deus tem dado capacidade médico científica para os médicos e eles devem ser nossos aliados. Se a vontade de Deus for curá-la totalmente deste mal, Ele irá fazê-lo para glória e honra de Seu Nome!
      Confie nEle!
      Abraços
      Sonia Costa
      PS: Se possível, gostaria que você postasse este seu comentário no novo domínio do meu Blog, pois eu já inseri diversos novos textos lá. Este Blog com domínio “wordpress.com” está inativo. Assim estaremos com os comentários também atualizados e eu transferirei minha resposta para o novo domínio em:
      http://www.artigosecronicas.com.br/
      Conheça também meu outro Blog em:
      http://www.folhasviajantes.com.br/

  6. 24/06/2010 às 23:29

    Boa noite Sonia,

    Surpreende-me positivamente sua analogia entre o distúrbio psíquico bipolar com a mudança de humor de alguns cristãos ora felizes com Jesus ora infelizes por aguardarem impacientes suas bençãos.Bipolaridade voltada por estarem conectados mais na benção do que no abençoador!

    A leitura do seu texto leva a refletir sobre outros comportamentos bipolares ou seja perserverança X desistir dos sonhos de Deus para nossa vidas!

    Muito bom texto , obrigada pela contribuição em minha vida espiritual.

    Deus te abençoe,

    Ivonete

    • Sonia Costa
      25/06/2010 às 8:56

      Bom dia amiga Ivonete,
      Agradeço suas palavras de apoio e de incentivo, e que vem endossar a necessidade de sermos mais estáveis na vida espiritual e sermos mais confiantes nas promessas de nosso Pai Celestial, independentemente das circunstâncias que estão visíveis aos nossos olhos… porque para o Nosso Deus NADA é impossível!!!
      Que Deus recompense seu trabalho, de uma forma abundante em todas as áreas de sua vida.
      Abraços.
      Sonia Costa

  7. Neusa
    24/06/2010 às 21:46

    Paz do senhor!
    Em primeiro lugar quero parabenizá-la pelas palavras lindas que estão no site, em segundo, preciso entender sobre um tratamento para pessoas que são bipolares, mas não dependentes quimicos.

    • Sonia Costa
      24/06/2010 às 22:25

      Boa noite Neusa!
      Agradeço seu comentário. Como você demonstrou interesse em saber como e onde encontrar um tratamento para a doença “Bipolar”, eu inseri um link, no final do texto, onde está escrito “Bipolar Brasil”. Nesse Blog, você poderá encontrar todas as informações que você está precisando.
      O texto que escrevi, foi apenas uma comparação entre os sintomas de quem tem essa doença, com cristãos que agem espiritualmente dessa mesma forma.
      Espero que a indicação desse Blog possa responder satisfatoriamente seus questionamentos.
      Deus a abençõe.
      Sonia costa

  8. Silvio Hirota
    18/06/2010 às 10:36

    Sônia, muito interessante a analogia! Creio que em função da vida sufocante que levamos, da esquizofrenia de uma cidade como São Paulo, a “bipolaridade em cristãos”,será cada vez maior! Tendo em vista que o cristianismo está sendo nivelado por baixo, fica mais evidente a necessidade de atentarmos para esta realidade! Parabéns!
    pr.Silvio Hirota

    • Sonia Costa
      18/06/2010 às 18:27

      Pr. Silvio,
      agradeço suas palavras, pois vem confirmar que foi possível entender minha intenção em fazer uma comparação dos transtornos de humor vivenciados por uma pessoa que enfrenta essa doença, com os cristãos que estão tendo que manter um determinado equilíbrio espiritual e porque não dizer também emocional, devido aos constantes ataques dicriminatórios enviados por aqueles que se recusam a se darem uma oportunidade de conhecer a Deus como Pai, Senhor e principalmente Salvador de suas vidas.
      Mas como sabemos que para tudo tem um tempo certo, sabemos que Deus mesmo irá encontrá-los e se revelará pessoalmente a eles.
      Aleluias!
      Sonia Costa

  9. Sonia Costa
    17/06/2010 às 19:52

    Olá Victor Pierin, (IP: 189.32.0.108),
    agradeço seus comentários, pois isso prova que, além de você ter lido meu texto, ainda está muito preocupado com a permanência dele aqui em meu Blog.
    Desculpe-me por não ter aprovado seu comentário, pois como contém palavras torpes, e a Palavra de Deus condena esse tipo de vocabulário, ainda mais expressado sem que você tivesse sido provocado por minha parte, pois ninguém é obrigado a ler o que não quer. entendo que leu, porque realmente estava precisando dessa palavra, tanto que voltou para verificar se eu já havia respondido seu comentário. Pense bem que, quem está deixando você nervoso e alterado com meu texto, é o adversário da sua alma.
    Eu não me preocupo com ele, porque ele já foi derrotado na cruz do Calvário e creia que Jesus ainda espera pelo seu retorno à casa dEle.
    Saiba que você é um filho de Deus e Ele te chama com amor para que você tenha um encontro muito especial com Ele agora.
    As palavras que você proferiu em seus comentários são encontradas apenas na boca dos filhos da desobediência (Biblia Sagrada – Colossenses 3:1-8).
    Meu conselho é que você passe a obedecer a Palavra de Seu Pai Celestial e sua vida será transformada de uma maneira singular. Entregue-se a Ele, pois Ele (Jesus Cristo, Filho de Deus, quer ter um encontro particular com você)
    Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus nosso Pai e as consolações do Espírito Santo de Deus sejam sobre você!
    Abraços.
    Sonia Costa

  10. 17/06/2010 às 12:57

    Olá Sonia,

    tudo bem?

    esse seu texto mexeu muito comigo; li, reli e tornei a ler, desta última vez pra minha família….. foi difícil segurar as lágrimas, principalmente no final do texto quando você fala do pagamento…aí que as lágrimas rolaram de com força (como diz aqui em Goiás).

    eu sou instrumento de Deus num abrigo aqui em Goiânia chamado Casa da Acolhida Cidadã; lá juntamente com alguns jovens da minha igreja, semanalmente fazemos um louvor e pregamos a palavra de Deus, sempre às quintas 20h. Hoje vou ler seu texto pra eles; são pessoas que precisam muito de Deus, drogados alcoólatras em situação de abandono total.

    Acho que eles vão gostar.

    Amanhã eu te falo como foi a reação. Só espero que fale ao coração deles como falou ao meu.

    Parabéns pelo texto.

    Que Deus continue a te abençoar e usá-la para abençoar outras pessoas.

    Fernando Henrique Freire Machado
    fernandohenrique84@hotmail.com

    • Sonia Costa
      17/06/2010 às 19:29

      Boa noite Fernando,
      também fiquei emocionada quando li seu comentário, pois me senti recompensada e ao mesmo tempo feliz por tomar conhecimento que estou sendo usada como instrumento nas mãos de Deus.
      Uma coisa é certa que, o que eu escrevo, é fruto das tribulações que Deus me permitiu passar, pois elas produziram a paciência e, através da paciência na tribulação é que adquiri a experiência que agora posso compartilhar. Se possível leia também a passagem bíblica registrada em Romanos 5: 1-11.
      Nós somos apenas semeadores da palavra, pois quem faz brotar é o Espírito Santo e Deus dá o crescimento.
      Desejo que seu trabalho evangelístico nessa Casa de recuperação seja confirmado por nosso Deus e que muito breve você possa ver com seus próprios olhos a libertação e os milagres que Deus fará na vida dessas pessoas, no coração das quais está sendo semeada a Palavra de Deus.
      Saudações em Cristo a você, sua família e também a todos os seus irmãos em Cristo.
      Abraços.
      Sonia Costa

      • 18/06/2010 às 12:17

        Oi Sonia

        Ontem foi sensacional,

        mais uma vez não consegui conter as lágrimas, mas desta vez vi que não estava sozinho. Realmente somos, como você disse, semeadores da palavra, instrumentos de Deus. Comecei a pregação com Efesios 6.10 que fala da armadura de Deus para nós; seu texto casou muito bem com a passagem bíblica.

        Pude louvar a Deus com cânticos como “Quero que valorize o que você tem” e “Os que confiam no Senhor”… e ao final cantamos “como Zaqueu”; foi tudo muito abençoado por Deus.

        Tem muita gente precisando de libertação; digo isso pq ao final, qdo eu já me preparava pra sair, um interno de nome Rogerio me pediu oração pois estava aprisoinado por espiritos malignos, ele passara muitos anos na umbanda. Disse que estava envergonhado e que somente teve coragem de chegar até mim no final. Peço a vc Sonia que ore por ele.

        O pastor Guilherme da nossa equipe vai fazer uma ministração com ele visando a libertação. Peço que ore por todos nós da equipe. Eu lerei Romanos 5 como vc pediu.
        Ah minha mãe tbm eh bibliotecaria… legal ne!
        Agradeço a Deus pela sua vida e pelas palavras que você escreve!

        Abraço forte
        (mandarei as fotos do nosso trabalho para o seu e-mail do yahoo)

        Obrigado por sua atenção por mim em responder meu comentário.

        Fique com Deus

        Fernando Henrique F. Machado

        • Sonia Costa
          18/06/2010 às 21:30

          Glórias a Deus, Fernando!!!
          Nosso dever é semear a Palavra e não temos idéia até onde chega essa semente espalhada através da Internet.
          Sempre oro por todos os que acessam os textos que escrevo, para que sejam abençoados… e creio que Deus tem respondido minhas orações.
          Me perdoe por ter editado este seu comentário, deletando seu endereço de MSN.
          Meu tempo é cronometrado e como priorizo as coisas espirituais (participar de eventos na Igreja e escrever para meus Blogs) já prefiro não criar expectativas de conversar por MSN, pois sei que não poderei corresponder.
          Creio que no céu teremos muitas bênçãos para compartilhar.
          Fiquei feliz de saber que sua mãe também é bibliotecária… saudações a ela!
          Abraços e que Deus continue te usando nesse ministério de resgatar vidas que se perderam nas drogas e outros vícios.
          Abraço fraternal em Cristo.
          Sonia Costa

  11. Débora
    16/06/2010 às 19:52

    Fui muito ajudada por esse texto.. que Deus venha a abençoar mais e mais sua vida para que assim, reflita em outras pessoas!

    • Sonia Costa
      16/06/2010 às 22:36

      Olá Débora,
      agradeço seu comentário e fico feliz de que esse texto tenha sido bênção para sua vida!
      Que Deus possa te abençoar e te dar a direção certa para sua vida.
      Abraços.
      Sonia Costa

  12. George
    16/06/2010 às 17:24

    Claaaro, acredite nele e todos os seus problemas se resolverão.
    Não é necessário lutar ou mesmo pensar para resolvê-los! Todas as crises se vão pois você encontrou todas as respostas!
    É tudo tão simples, o segredo da felicidade é agir em memória de um homem que me disseram que deu a vida por nós. E acreditar, dedicando sua vida a isso, que caso você chegue a fazer o que queira, muitas vezes o certo, você irá queimar eternamente pois não merece a glória divina.

    • Sonia Costa
      17/06/2010 às 20:20

      Boa noite George,
      agradeço seu comentário e desejo esclarecer suas colocações, se é que as entendi.
      Penso que a simplicidade de encarar determinadas circunstâncias da vida, não pode ser generalizada, pois cada pessoa reage de uma forma diante de uma mesma situação.
      Penso que assim como o Carlos, talvez o título despertou seu interesse em ler o texto, porém, como não era o que você esperava, deve ter se decepcionado e se precipitado em suas palavras.
      Se você estiver interessado em informações sobre a doença física dos transtornos do humor, conhecida atualmente como bipolaridade, acesse o Blog : http://bipolarbrasil.blogspot.com/.
      Com certeza você encontrará as informações que procura.
      De qualquer forma, como eu escrevo te tudo, um pouco, fique à vontade para ler outros tezxtos que tenho neste e no meu outro Blog, pois com certeza algum deles irá agradá-lo.
      Abraços.
      Sonia Costa

  13. Carlos
    16/06/2010 às 14:43

    Se os livros são sua inspiração para escrever, sugiro que tente ler outros…

    • Sonia Costa
      17/06/2010 às 20:12

      Olá Carlos,
      Agradeço seu comentário e sua sugestão de leitura.
      Como bibliotecária, afirmo que a principal lei da Biblioteconomia é:
      “Para cada livro o seu leitor e para cada leitor o seu livro”.
      Todos os livros que foram escritos, tanto os que já foram publicados, quanto os que ainda não o foram, têm a sua parcela de contribuição para se alcançar algum objetivo.
      O cerne da questão é que se um livro ou um texto qualquer, por mais espetacular que seja, chegar nas mãos erradas ou na hora errada, poderá surtir efeitos maléficos; mas quando o texto que chega em nossas mãos vai de encontro ao assunto que estávamos buscando, ele serve como um bálsamo para nossa alma.
      Posso até estar interpretando de forma errada sua colocação, mas penso que você esperava, baseado no título, que eu fosse discorrer sobre o assunto da bipolaridade como doença física, comprovada cientificamente e que precisa ser tratada com acompanhamento médico, quer essa pessoa seja cristã ou não.
      Sinto decepcioná-lo, mas meu objetivo foi fazer uma comparação da doença física para que essa instabilidade espiritual, muito comum entre os cristãos, pudesse ser melhor entendida.
      Apesar de já ter lido muito a respeito da Bipolaridade como doença e dos transtornos do humor, não me sinto capacitada para escrever sobre esse assunto, pois está muito fora de minha área profissional.
      Caso seja de seu interesse, visite o Blog: http://bipolarbrasil.blogspot.com/
      Você encontrará muita informação interessante.
      Boa sorte.
      Abraços.
      Sonia Costa

  14. 16/06/2010 às 9:23

    Querida Sônia,
    Parabéns pelo texto, muito bem pensado.
    Um abraço

    • Sonia Costa
      16/06/2010 às 9:49

      Olá Jabes,
      Obrigada por suas palavras de incentivo!
      Toda honra e glória sejam dadas ao Nosso Deus!
      Ele é minha inspiração!
      Boa semana!
      Abraços.
      Sonia Costa

  15. Suely
    07/06/2010 às 6:34

    Realmente, se nós conseguirmos nos tratar com Esse Médico, encontraremos a cura; é o único que pode nos curar desse mal. Ótimo artigo! Parabéns!
    Suely

    • Sonia Costa
      07/06/2010 às 8:36

      Obrigada pelo comentário maninha!!!
      Você disse uma grande verdade!
      Se nós conseguirmos… não que haja alguma dificuldade da parte dEle, mas nós é que queremos fugir do tratamento, quando começamos a sentir os efeitos colaterais….
      Abraços e tenha uma ótima semana!
      Sonia Costa

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: