Início > Reflexões > Cultivando relacionamentos saudáveis.

Cultivando relacionamentos saudáveis.


(Google Imagens)

“Uma pessoa tem que ter amigos, estar com pessoas próximas e entes queridos. Nós geralmente sorrimos quando estamos acompanhados”.

Acabei de ler esta frase num periódico que fala sobre comportamento social. Parece-me que este assunto tem incomodado muita gente, pois como estamos sendo absorvidos pelos relacionamentos virtuais, os laços de compromissos afetivos estão se tornando cada vez mais frouxos.

Como seres humanos, não podemos utilizar a Internet como uma “droga” semelhante aos psicotrópicos, ou como um meio de fuga da nossa realidade. Quando perdemos o controle sobre o tempo que passamos grudados ao computador, nossa personalidade poderá ser distorcida, onde o mundo real não nos trará mais prazer algum. Essa fuga do real para o virtual acabará nos levando ao êxtase de uma alegria ilusória.

Sabemos que no mundo virtual vale tudo, ou quase tudo e que nem é necessário colocarmos máscaras para escondermos nossa personalidade e  estado de ânimo. Não temos o trabalho de disfarçar alguma atitude nossa em particular, a qual sabemos de antemão que poderá entristecer alguém.

As pressões sociais e as decepções acumuladas durante nossa vida, não são e nem podem ser utilizadas como justificativa para tentarmos compensar no campo virtual, a felicidade não encontrada no mundo real.

Encontramos internautas que acabam chegando ao extremo de enganarem seus amigos virtuais, através da mediocridade de uma máscara, e se divertem às custas de suas vítimas. Chegam a pensar que estão enganando e manipulando suas vítimas menos desavisadas, porém, estão enganando-se a si mesmos. O mundo virtual vai se mesclando sorrateiramente com o mundo real de tais pessoas, como num processo de osmose, e quando “acordam”, percebem que entraram num beco sem saída.

Para se conseguir voltar à realidade de forma sadia, e sem sofrimentos emocionais, devido aos períodos de abstinência de viver uma vida real e sem fantasias, somente buscando ajuda de profissionais da área comportamental.

O atual comportamento social está nos levando para a solidão, sendo que o ser humano não foi criado para isso. Mas nós podemos reverter essa situação, criando mecanismos que possam controlar nosso acesso ao mundo virtual. Nós temos um controle remoto em nossas mãos e não pode ser jogado fora; ele pode ser nossa tábua de salvação.

“Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas nem tudo edifica. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine.” (I Coríntios 6:12 e 10:23 – da Bíblia NVI)

Sonia Valerio da Costa
25/04/2010

 

  1. Lidia Fernandes Hirota
    03/05/2010 às 18:45

    Olá Sônia, Boa Tarde !!!!

    Entrei no seu blog achei uma Graça….DEus te abençoe…bjus
    Lidia

    • Sonia Costa
      03/05/2010 às 20:16

      A Paz, Lídia!
      Agradeço sua visita e também seu comentário. Meu desejo é que outras mensagens possam também abençoar sua vida.
      Abraços fraternais.
      Sonia Costa

  2. 27/04/2010 às 18:32

    Sonia,

    Ótimo post. Eu mesmo comentei no meu blog, que todos precisam de um amigo e que, para mim, amigos são como presentes que você vai desembrulhando ao longo de sua vida. Você faz uma observação muito importante quando diz que o atual comportamento social está nos levando para a solidão. Acho que estamos vivendo isolados por conta de uma sociedade pouco solidária e hiper-consumista. Mesmo assim, quero crer que sempre há uma flor no meio de um imenso pântano.

    Abraços, Herval

    • Sonia Costa
      27/04/2010 às 22:09

      Olá Herval,
      Agradeço seu comentário com palavras de concordância ao meu texto.
      Precismos ter equilíbrio em todas as coisas, inclusive nos momentos de lazer.
      Vc fecho com uma línda frase que demonstra que ainda resta uma esperança dentro de nós… sempre encontraremos, nem que seja uma flor, mas encontraremos.
      Obrigada pela participação.
      Abraços.
      Sonia costa

  3. 26/04/2010 às 19:42

    Sônia,

    Você tem razão. Existem pessoas que empregam toda sua “energia afetiva” com os amigos internautas.

    Eu, particularmente, prefiro a companhia pessoa de meus amigos. Gosto também dos virtuais, mas eles são parte do conjunto total dos meus amigos. Mas, como eu ia dizendo, gosto de estar com meus amigos pessoais. É bom o olho no olho, o aperto de mão, o abraço. A sinceridade observada nos gestos.

    Muitas pessoas preferem ter companhias cibernéticas por medo de, possivelmente, estar vulnerável. Mas faz parte da vida. No meu blog tem uma categoria relacionada apenas a amizade. Isso porque é um tema que tem tudo a ver comigo. Nessa categoria, digamos que 90% dos textos é uma “ode” a esse sentimento, e os outros 10% é uma pequena crítica aos maus amigos, mas a estes nem vale a pena considerar, né?

    Abraços, Sônia, e tenha uma excelente semana.

    P.S: Coloquei seu banner no blog Ponderantes, no “Vale a Pena Clicar”.

    • Sonia Costa
      26/04/2010 às 21:17

      Olá Valdeir,
      agradeço muito seu comentário pois veio reforçar e até mesmo complementar minha forma de pensar.
      Outro ponto a ser considerado, é que precisamos ter um objetivo a seguir, quando nos propomos a buscar algum tipo de relacionamento na Internet.
      Meu objetivo principal não é apresentar meus Blogs, mas sim através deles falar do meu amigo especial e insubstituível que é Jesus Cristo.
      Claro que outros assuntos também são abordados, pois não sou do tipo de pessoa fanática, que fica o tempo todo falando de religião. O que entendo é que, somente Deus possui o supremo conhecimento e portanto é sob Sua inspiração que vamos aprender algo mais aqui neste mundo.
      O texto que vc escreveu e que vc menciona neste seu comentário é que me deu inspiração para escrever estas palavras.
      Comecei a comentá-lo, e as palavras foram fluindo de tal forma que, entendi ser melhor transformar o comentário num Post.
      Agradeço a inserção do meu Banner no seu Blog. Mas aguarde, que daqui há alguns dias vc verá o novo banner.
      O lay-out do meu Blog será totalmente reformulado.
      Agradeço seu apoio.
      Abraços.
      Sonia costa

  4. 25/04/2010 às 17:57

    Por mais prazerosas que sejam as amizades virtuais, nada se compara ao contato físico, o olho no olho, ao abraço de um amigo que vemos!
    Temos que nos cuidar para não nos perder com a sedução da internet, deixando em segundo plano as pequenas alegrias do cotidiano que nos rodeia.

    • Sonia Costa
      25/04/2010 às 21:00

      Olá Genilda,
      concordo com você, pois num primeiro momento ficamos até mesmo que iludidos; depois vai se tornando distante e sem tempero; eu não dispenso o contato físico por nada. Dependendo do caso, da situação e do grau de amizade, compreendo que a real e a virtual se coplementam, porém a real não pode ser esquecida em detrimento da virtual.
      Obrigada por seu apoio e participação.
      Abraços.
      Sonia Costa.

  5. 25/04/2010 às 17:07

    Muitissimo interessante seu texto. Adorei
    abraços

    comentei la tb

    • Sonia Costa
      25/04/2010 às 20:56

      Olá Diego,
      Agradeço seu apoio e participação, e também por ter gostado do texto.
      Abraços.
      Sonia Costa

  6. Psiquismo Desmistificado
    25/04/2010 às 15:03

    Olá Sonia,
    Excelente texto, que abre um leque enorme de reflexões.
    Abraços fraternos

    • Sonia Costa
      25/04/2010 às 15:15

      Olá amigo,
      agradeço sua participação e espero ter contribuido de alguma forma, com essasminhas palavras.
      Abraços.
      SoniaCosta.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

