Início > Reflexões > Carinho com equilíbrio, é fundamental!

Carinho com equilíbrio, é fundamental!


Todos nós possuímos virtudes que trazem benefícios para aqueles com quem convivemos. Muitas vezes utilizamos com tanto prazer essas virtudes, que podemos chamá-las de “amor ao próximo”, e até esquecemos de nós mesmos. Desenvolvemos um grande coração e disponibilizamos espaço, apenas para fluir o amor fraternal e solidário, no sentido de ajudar a todos aqueles que nos procuram.

Essa atitude altruística é benéfica até um certo ponto. Se faz necessário um contraponto para que possa haver um equilíbrio interno emocional, na vida daquele que está exercendo esse tipo de virtude. Portanto, na mesma medida que oferecemos amor fraternal, precisamos permitir que nosso coração também esteja receptivo para receber algum tipo de amor e carinho. Não é necessário ser correspondido com o mesmo tipo de amor que estamos oferecendo e nem pela mesma pessoa que está recebendo. O importante é recebermos alguma retribuição que possa preencher o vácuo deixado pelo amor disponibilizado.

Somente assim, conseguiremos manter um equilíbrio dentro de nós. Nosso coração deverá estar sempre cheio de amor para dar, e aberto para receber. Essa dinâmica de dar e receber é que manterá nossos canais de comunicação social, limpos e lubrificados. Agindo assim, não entraremos em depressão. Por mais que nos desconsiderem por alguma atitude que incomoda os que estão mais próximos de nós, não podemos permitir que opiniões ofensivas de pessoas insensatas venham bloquear nossos sentimentos e emoções!!!…

Sempre encontraremos alguém disposto a nos amar e nos oferecer carinho, pois nos enxergará como uma pessoa especial. Cuidando do nosso jardim, estaremos atraindo borboletas e pássaros que envolverão nossa vida com um sentimento profundo de tranqüilidade, proporcionando paz e equilíbrio interior.

Não podemos deixar que as decepções passadas, bloqueiem a possibilidade de novas amizades, através das quais poderemos ser recompensados pelas nossas atitudes de solidariedade.

Precisamos viver o hoje, pois o passado não volta!

Se voltar já não será da mesma maneira!

Quanto ao futuro, ele não nos pertence!

Sejamos felizes hoje, pois é o que Deus deseja para nossas vidas!

“Não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Palavras de Jesus, registradas em Mateus 6:34)

Sonia Valerio da Costa
20/01/2010

 

Você poderá gostar também de:
As Palavras e o Amor
Amizade é para sempre

 

Anúncios
  1. 28/01/2010 às 10:51

    Que benção amada, creio que esta “mão dupla” em dar e receber no relacionamento é um princípio maravilhoso, lembrando que é melhor dar do que receber,pois quem dá com certeza receberá não é mesmo? Se faz muito importante pararmos e fazer uma profunda reflexão na maneira como nos relacionamos nesta “mão dupla”, para que possamos aprender a receber esses afetos em nossas vidas.

    Sonia, um grande abraço minha irmã, como sempre um benção seus artigos viu?

    Em Cristo, sempre,

    Jacson.

    • Sonia Costa
      28/01/2010 às 18:01

      Graça e Paz, meu irmão!
      Fico contente em saber que leu este meu texto, pois estava certa que você iria gostar. Como esse é o principal assunto do seu Blog, você ja deve ter tido conhecimento de casais que se comportam dessa maneira. Um expressa tanto amor e carinho e o outro, talvez por algum bloqueio ou consecutivas decepções, não consegue abrir o coração e receber o amor que está lhe sendo oferecido. Isso vai cansando de certa forma, pois quando abrimos o coração, desejamos que o outro confie que estamos sendo sinceros em nossas atitude e palavras; infelizmente nem sempre acontece como desejamos…
      Mas devemos crer que Deus está cuidando de seus filhos, inclusive na área sentimental.
      Agradeço seu comentário.
      Abraços.
      Sonia

  2. 21/01/2010 às 10:10

    Nao so ao ser humano,o amor e importante para qualquer especie,as vezes vc ve pessoas conseguindo coisas de animais tipo um leao agente nem acredita nao e verdade,acho so o amor e a esperanca para esse mundo

    • Sonia Costa
      21/01/2010 às 12:11

      Olá,Tânia,
      Excelente seu comentário. Verdadeiramente todo ser humano precisa de carinho e de palavras de amor; penso ser vital para sobrevivência, pois veja:
      – pergunte para quem cuida e tem plantas viçosas em sua casa…. parece loucura, mas as plantas crescem com maior beleza quando são tratadas com carinho.
      – quem possue algum animal de estimação, acontece da mesma maneira; seja gato, cachorro, peixe ou pássaro. Qualquer carinho que se dê a eles, eles respondem multiplicadamente.
      – quanto ao relacionamento entre nós, os seres humanos deve ser da mesma forma; se for plantado, regado e cuidado diariamente, vai criar vínculos e laços de amor indestrutíveis.
      Pensemos nisso… “é dando que receberemos”.
      Agradeço por demais sua visita e comentário.
      Abraços.
      Sonia

  3. kacal
    21/01/2010 às 3:00

    óla amiga! lendo essa postagem,lembrei de uma frase que se encaixa bem nesse tema abordado:
    “É preciso permitir que alguém nos ajude, nos apóie, nos dê forças para continuar. Se aceitamos este amor com pureza e humildade,vamos entender que o Amor não é dar ou receber, é participar.”(Paulo Coelho)

    Parabéns pelo ótimo texto.um GRANDE abraço da kacal.

    • Sonia Costa
      21/01/2010 às 12:16

      Olá, amiga.
      Parabéns pelo seu comentário e também muito pertinente a frase que vc apresentou. O Amor é participação recíproca; cada um se alimenta com o que recebe e oferece seu amor de forma mais fortalecida. Lindo!!!!
      Agradeço suas palavras, seu apoio e também sua visita ao meu Blog.
      Abraços.
      Sonia

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: