Início > Poesias > Segue-me

Segue-me


 (eu uso google imagens)

Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

Segue-me. E eu te darei repouso e sombra na tua caminhada.

Afastarei pedras e farpas de teus pés caminheiros.

Abençoarei tuas mãos de trabalhador.

Farei do trabalho o lazer e aprazimento de tua vida.

Segue-me.

***

Esperando sempre confiante.

Eu te darei a certeza da vida eterna e curarei as dúvidas que te flagelam.

Terás alegrias nos teus espaços, marcarás na terra caminhos de esperança.

O futuro se fará risonho e aberto aos que não vêem e crêem.

Segue-me.

***

Transformarei a tua vida e te levarei “a verdes pastos”.

Porei em tuas mãos o cajado do pastor e cuidarás do meu rebanho disperso.

Plantarás o trigo abençoado, o vinho da alegria e o linho da pureza.

Segue-me.

***

Eu te farei pescador de todos os errados e perdidos,

errantes pela terra.

Ele passava pelo mercado público, lá estava o publicano Levi,

com os seus livros e folhas de argila, cobrando aos mercadores

os tributos de César.

Jesus olhou, alcançou o íntimo profundo e reservado do publicano e disse:

Segue-me. Levi deixou suas pedras e números

e se fez discípulo ao lado do Mestre.

O pequeno Zaqueu, “homem baixo de estatura”,

queria ver o Mestre aclamado

e a multidão lhe tirava a visão.

Ele subiu numa árvore, queria ver, precisava ver o Cristo,

caminheiro nas terras da Judéia.

Jesus o viu antes que fosse visto e disse:

“Desce desta árvore, Zaqueu, que hoje a salvação entrou em tua casa.”

Zaqueu partilhou seus bens com os pobres e tomou seu lugar ao lado do Mestre.

Segue-me.

***

O Moço procurou Jesus. Tinha tudo e cumpria os preceitos.

Que mais poderia fazer para merecer das promessas?

Renuncia ao que tens e terás o dobro do que contas.

Pedro lançava suas redes.

O Mestre passou e disse: “Recolhe tuas redes

e eu te farei pescador de homens.”

Segue-me.

***

Jovens e adultos, eu vos darei o que debalde buscais com afã,

um pouco de felicidade.

Farei ver o que está dentro de cada um, templo e morada do Espírito Santo.

Eu vos darei os sete dons do espírito e vos sentireis pleno

da sabedoria da vida, que debalde procurais.

Farei ver a vossa própria razão de vida e de morte,

responderei às vossas indagações.

Segui-me.

***

Os que governam, os que comandam.

Darei ocupação aos desocupados, saúde aos enfermos,

inteligência aos ignorantes.

Eu vos farei a luz da candeia acesa que vai na frente

e aclara o caminho escuro.

Segui-me.

***

Juízes que repartis julgamentos, eu vos darei

a balança da equidade e a certeza do Direito.

Segui-me.

***

Advogado que reivindicas Justiças aos que dela, carentes,

têm fome e sede.

Médico. Eu te darei a melhor ciência de curar dores alheias

e suavizar a partida dos que se vão.

Segue-me.

***

Vós todos, homens da terra, encherei as vossas tulhas

eo trabalho de vossos braços será um cântico para o alto.

Segui-me.

***

Todas as perdidas do mundo eu vos darei vestes novas

de pureza e de brancura.

Segui-me.

***

Presidiário, busca-me na solidão da tua cela

e eu te levarei no caminho da recuperação e da Paz.

Estou encostado a ti. Procura-me com o coração

daquele salteador condenado, a quem perdoei todos os crimes

pela força do arrependimento a esperança da salvação.

Chama por mim. Ouvirei o teu clamor.

Tomarei nas minhas, tuas mãos armadas e farei de ti

um trabalhador pacífico da terra.

Segue-me.

***

Estou ao teu lado, sou tua sombra.

Abrirei os cárceres do teu espírito,

encherei de luz, não só tua cela escura,

senão, também, a cela escura do teu entendimento.

Segue-me.

***

Jovem, eu te livrarei do vício e do fracasso.

Da droga destruidora e te farei direito,

pelos caminhos entortados.

Segue-me.

***

Quem chama por mim não cansa nunca.

Quando tardo, estou no caminho.

Farei leve a tua cruz.

Um Simão Cirineu, porei ao teu lado.

Desalentados e descrentes.

Mulheres perdidas, viciados e criminosos.

Vos lavarei a todos na água do perdão,

se me procurardes de coração aberto.

Um ladrão, companheiro de minha cruz,

eu o levei ao Pai, pela força da Palavra – “Senhor, lembrai-vos

de mim, quando estiverdes com vosso Pai.”

Eu o limpei de todos os erros e lhe foi dada a salvação.

Presidiário, que, roendo paredes e pedras,

ganhas a liberdade e voltas de novo à prisão

que abristes com a pua da tua vontade.

Se me seguires, nunca mais voltarás à prisão, porque te porei nos meus caminhos.

Darei luz à tua cela escura e farei iluminada

a cela mais escura do teu espírito.

Segue-me.

***

Todos os perdidos da vida.

Não vim ao mundo para os que estão salvos,

e sim para os enfermos.

Farei de ti a candeia acesa,

guiando a caminhada dos cegos.

Senhor, os privilegiados, cerradas suas oiças

à palavra da renovação, davam-lhe as costas.

Não podiam suportar aquelas verdades da palavra nova,

e dissestes a um discípulo ao vosso lado:

“Tú também queres me deixar?”

Este respondeu:

“Senhor, aonde irei sem vós? Tendes palavras de Vida Eterna.”

Jesus, eu sou aquele cego, surdo e mudo.

Tropeço nos caminhos errados.

Minha fé é frágil, o mundo me domina,

sustentai a minha fé,

Senhor! Aonde irei sem vós?…

 

“Segue-me” em: Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. de Cora Coralina.

Postado em: 25/11/2009

 

 

Você poderá gostar também de: “Twittar: seguir ou perseguir”

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

