Início > Reflexões > O equilíbrio dos tempos: Chronos X Kairós

O equilíbrio dos tempos: Chronos X Kairós


  (Eu uso Google Imagens)                       

Às vezes me pergunto. “Por quê existem sonhos que conseguimos realizar rapidamente e outros parecem que se distanciam de nós, a ponto de pensarmos que serão inatingíveis?”

Refletindo sobre esse assunto entendi que nós só conhecemos o Chronos, que é nosso tempo cronológico. Já o Kairós, que é “o tempo de Deus”, é um momento indeterminado dentro do Chronos, em que algo especial acontece.

Por seu cuidado para conosco, Deus monitora o tempo de realização dos nossos sonhos; somente Ele sabe quando estamos suficientemente estruturados para vivenciá-los, ou não.

Esse monitoramento divino pode ser comparado a um pêndulo qualquer, que busca o seu equilíbrio. Ele para somente quando estiver em total sintonia com a lei da gravidade. Isso só vai acontecer depois que o pêndulo passar pelo ponto “zero”, tantas vezes quantas forem necessárias, até que sua posição forme um ângulo de 90° com o chão. 

Entendo que o tempo que o pêndulo gasta, para  estabilizar-se no ponto “zero”, é o período de desencontros que passamos em nossa vida; parece até, que não conseguimos alcançar o que desejamos, porque estamos sempre no lugar e na hora “errada”.

Esse tempo de desencontros também pode ser comparado a uma balança, aonde vamos colocando pesos do lado oposto ao produto a ser pesado, até que esteja equilibrada.

Sabendo então, que o Kairós de Deus está acima do nosso Chronos, precisamos aguardar com serenidade até que esses dois tempos estejam em sintonia, caminhando na mesma frequencia.

Como Deus está no controle de todas as coisas, quando isso acontecer, estaremos preparados para conhecer novos horizontes e vivenciar os sonhos que antes pareciam inatingíveis. Devemos apenas ficar  alertas e preparados emocionalmente, para quando esse momento chegar!

Até que os tempos se equilibrem, vamos vivendo!… 

“Se não entendemos o tempo, nos tornamos vítimas dele.” (Gleick)

 
Sonia Valerio da Costa

(24/10/2009)

Anúncios
  1. Edison Lopes
    27/10/2009 às 13:35

    Estaremos publicando em nosso “Informativo Cristão” do Distrito Educandário da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Porto Alegre em novembro 2009. Contém este texto exatamente o centro de pensamento para este trabalho. Parabéns. Paz.

    • Sonia Costa
      27/10/2009 às 14:15

      Irmão Edison,
      agradeço por mais este seu comentário e principalmente por saber que o assunto coincide com o tema do trabalho que está sendo realizado em sua Igreja.
      Conto com o seu apoio, para que sempre que reproduzir algum dos meus textos, seja acrescentado o link deste Blog.
      Ótima semana!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: